16/09/2024 às 11:02:33 | Por: Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação
O projeto da fachada da CASACOR Ribeirão Preto, assinado pelo paisagista Oscar Barcellos, recebe o nome de “Caminho das Tamareiras” (Carolina Mossin)
O paisagismo é um dos pilares da CASACOR Ribeirão Preto. Em sua 6ª edição, a mostra coloca em evidência o poder transformador que as plantas exercem quando incorporadas à arquitetura e ao design de interiores. “Além da questão estética, a presença do verde em um ambiente gera bem-estar, tranquilidade, saúde e conforto emocional. Diante de uma dinâmica de vida cada dia mais exigente e acelerada, a possibilidade de desfrutarmos de um momento de pausa, em que conseguimos estabelecer essa conexão com a natureza, tem sido prioridade para muitas pessoas e, aqui, reunimos várias inspirações”, comenta Maurício Siqueira, diretor da CASACOR na cidade.
A biofilia – termo que define o movimento natural do ser humano de se conectar com a natureza e com os organismos vivos – é uma tendência marcante e já evidente logo na fachada. O projeto, assinado pelo paisagista Oscar Barcellos, recebe o nome de Caminho das Tamareiras. “Usei plantas tropicais com diferentes texturas e tons de verde, com toques de outras cores. As estrelas são plantas esculturais, como as tamareiras e o jasmins-manga. São elas que criam as sombras e contrastes da composição, que conta também com pleomeles, brassaias, filodendros e palmeiras”, detalha Barcellos.
O conceito segue no espaço Entre encontros por Necta, de Rafael Granero. O arquiteto coloca em prática seu pragmatismo para apresentar um ambiente múltiplo, com um layout que permite diversos tipos de uso de acordo com a dinâmica necessária e a demanda dos usuários. Dentro desse contexto, o paisagismo não poderia ficar de fora. O trabalho, feito pela paisagista Mônica Costa, complementa e valoriza o trabalho com mais significado e afetividade.
Ainda na parte externa, Andrea Esteves e Rui Salvino utilizaram pedras, água e uma vasta diversidade de plantas para dar origem a um jardim do espaço Sigramar Stone Garden. Segundo os profissionais, a proposta é conscientizar os visitantes, também, em relação à sustentabilidade.
Mais vida para o interior
O que chama a atenção na mostra este ano é o destaque que esses elementos da natureza ganharam nos ambientes internos. O Equilíbrio Deca, de Bruno Ortega, é um exemplo. Com uma área de 47m², o loft é um verdadeiro refúgio, com plantas na cabeceira da cama, na estante da cozinha e até no banheiro. “Hoje, vivemos em ambientes cada vez mais artificiais. Sem dúvida, a integração com os elementos naturais é essencial para alcançarmos um equilíbrio e uma atmosfera mais aconchegante”, explica o arquiteto.
Outro cenário que ganha vida, autenticidade e leveza com o verde é a Recepção/Bilheteria, do arquiteto Ricardo Dorascenzi. Euforbias, que evocam a estética dos cactos, são protagonistas, oferecendo um toque contemporâneo e orgânico ao ambiente. A variação nas folhagens, em vasos vietnamitas e peças artesanais do nordeste brasileiro, intensifica a sensação de frescor e naturalidade. “O verde exuberante encontra a sofisticação dos materiais ripados e dos muxarabis, criando um jogo dinâmico que mescla o rústico e o refinado”, pontua Dorascenzi.
SOBRE A CASACOR 2024
A 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto, uma das mais importantes vitrines do setor de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, acontece até o dia 20 de outubro, com o tema “De presente, o agora”.
Obra do arquiteto João Barreto e do engenheiro Francisco Segnini, a nova casa, construída em 1975, fica na Avenida Costábile Romano, 931, no bairro Ribeirânia.
A venda de ingressos está disponível no site: www.casacor.com.br ou na bilheteria na mostra.
Espaço “Entre encontros por Necta”, de Rafael Granero, conta com um jardim elaborado pela paisagista Mônica Costa
Foto: Carolina Mossin
Com uma área de 47m², o ambiente “Equilíbrio Deca”, de Bruno Ortega, é um verdadeiro refúgio, com plantas na cabeceira da cama, na estante da cozinha e até no banheiro
Foto: Carolina Mossin
Espaço “Sigramar Stone Garden”, de Andrea Esteves e Rui Salvino, também chama a atenção do público
Foto: Carolina Mossin
Outro cenário que ganha vida, autenticidade e leveza com o verde é a Recepção/Bilheteria, do arquiteto Ricardo Dorascenzi
Foto: Keniche
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.