11/10/2024 às 09:50:37 | Por: Assessoria de Imprensa
www.ops.com.br (Freepik )
Muitos brasileiros esperam ansiosamente pela chegada da estação mais quente do ano. Não à toa, mais de nove a cada dez (94%) turistas do país irão viajar no próximo verão, com 60% afirmando que já estão se organizando para esse momento. Inclusive, olhando para um recorte de gênero, 63% das mulheres brasileiras já estão se planejando, frente a 57% dos homens. Esses dados são de uma nova pesquisa* da Booking.com – uma das maiores empresas de reserva de hospedagem, aluguel de temporada, voos e outros serviços de viagem -, realizada em território nacional, para entender as preferências e o comportamento do viajante brasileiro quando sai de férias nessa época do ano.
Os entrevistados responderam perguntas sobre o orçamento para viagens em diferentes oportunidades durante o verão, incluindo Natal, Ano Novo, Carnaval e férias. Em média, um terço (32%) dos turistas brasileiros gastaria entre R$ 2.001 e R$ 5.000, considerando passagens e acomodação. O Carnaval e o Natal são períodos de maior economia nas viagens, com 23% e 20% dos turistas afirmando que gastariam até R$ 2.000, respectivamente. Já no período de férias escolares ou do trabalho (ou seja, férias entre janeiro e março, onde o Carnaval não é prioridade), os brasileiros separam um orçamento maior: 21% deles gastariam entre R$ 8.001 e R$ 11.000; e 14% estão dispostos a desembolsar mais de $ 11.000.
A Booking.com também descobriu que os destinos domésticos são a preferência da maioria dos entrevistados, com quase sete em cada dez brasileiros (67%) pretendendo viajar dentro do país no próximo verão – com destaque para pessoas entre 35 e 44 anos (74%). Já os mais propensos a desbravar terras internacionais são os nordestinos, com 35% declarando que pretendem viajar para fora do país.
O litoral é o destino preferido dos brasileiros para uma viagem no verão (66%) - principalmente para turistas entre 35 e 44 anos (72%) e pessoas da região Sul (71%). Mas há também aqueles que optam por outros tipos de lugares, como cidades ou espaços urbanos (13%) e destinos de campo ou montanhas (9%). Os idosos com idade acima de 65 anos, por exemplo, são os que mais escolheriam um espaço urbano para suas férias de verão (26%).
E quando pensam no destino perfeito para uma viagem durante essa época do ano, a oferta de acomodações bem avaliadas (89%), uma previsão do tempo favorável (88%), estar dentro do orçamento (86%) e a possibilidade de conhecer um lugar novo (85%) são os fatores que os brasileiros mais consideram relevantes na hora de tomar uma decisão. Já oportunidades de festas e eventos (55%) e a presença de bares e baladas (54%) são considerados elementos menos importantes.
Por fim, outro dado revelado pela pesquisa mostra que, se os brasileiros tivessem que escolher apenas um momento do verão para realizar uma viagem, a preferência seria pelo Ano Novo (26%), seguido por férias no mês de janeiro (24%). Em último lugar, apenas 9% dos turistas do país priorizariam uma viagem durante o Carnaval.
De acordo com Nelson Benavides, Gerente da Booking.com no Brasil, “apesar de a popularidade dos destinos de praia não ser uma surpresa, pudemos constatar que os brasileiros têm interesses diversos na hora de sair de férias durante o verão, que podem variar dependendo da região e da faixa etária do turista, ou mesmo do momento em que viajam, afinal, o planejamento de um roteiro no Carnaval é diferente de uma comemoração de Ano Novo. E a Booking.com, que tem a missão de tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo, entende essas diferentes demandas e oferece serviços de turismo que atendam às necessidades de cada um, incluindo reservas de diversos tipos de acomodação, voos, atrações, aluguel de carros e táxis do aeroporto”.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 1.200 entrevistados do Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em julho e agosto de 2024.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.