domingo, 24 de novembro de 2024

Geral

Filme argentino “Las Almas” vence o prêmio de Melhor Longa-Metragem da Mostra Território na

Longa-Metragem da Mostra Território na CineBH

01/10/2024 às 11:41:43 | Por: Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação

Filme argentino “Las Almas” vence o prêmio de Melhor Longa-Metragem da Mostra Território na

www.ops.com.br (Divulgação)

Olá, tudo bem?

A 18ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte – divulgou os vencedores da Mostra Competitiva Território, em cerimônia realizada no último dia do evento. Três prêmios foram entregues, reconhecendo o melhor longa-metragem, a melhor presença em cena e o destaque do júri.

 

Entre os premiados, o longa argentino Las Almas recebeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem, além de ser reconhecido pela crítica com o Prêmio Abraccine. Outros destaques incluem a Melhor Presença em Cena e a fotografia de Carropasajero.

 

Segue abaixo o release completo com todos os detalhes e link para fotos.

 

Obrigada! Se precisar de mais informações ou quiser agendar entrevistas, fico à disposição.

 

Karina Mancini| Atti Comunicação |

(11) 3729-1455 | (11) 99110 2442| (11) 99322 9220

 

Filme argentino “Las Almas” vence o prêmio de Melhor Longa-Metragem da Mostra Território na CineBH


 

A 18ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte – divulgou os vencedores da Mostra Competitiva Território, em cerimônia realizada no último dia do evento. Três prêmios foram entregues, reconhecendo o melhor longa-metragem, a melhor presença em cena e o destaque do júri.

 

O prêmio de Melhor Longa-Metragem da mostra Território, de caráter competitivo, foi concedido ao argentino Las Almas, dirigido por Laura Basombrío. O júri oficial destacou o filme por sua “escuta consciente do território retratado”, elogiando como a obra respeita o ritmo do espaço filmado e oferece “um ponto de vista claro de direção, em coerência com a fotografia e o design sonoro”. A interpretação do relato em off da protagonista também foi mencionada como um ponto alto do filme, conduzindo o espectador “ao terreno e ao onírico”, abordando temas como “a dor, a cura, os lutos, a violência de gênero e a resiliência”. A sensibilidade poética e o detalhismo da produção foram decisivos para sua vitória.

 

Las Almas também foi reconhecido com o Prêmio Abraccine, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. O júri da crítica destacou a “capacidade do filme de utilizar a narrativa do documentário com força cênica social e criativa”, incorporando elementos da ficção de maneira habilidosa. O trabalho de imagem e som foi elogiado por estar “a serviço do resgate de memória”, demonstrando “sensibilidade e competência” no uso dos recursos técnicos, reforçando o impacto da obra no festival.

 

Pelo júri oficial, o prêmio de Melhor Presença foi entregue à personagem Karina, do filme Mala Reputação (Uruguai). Segundo o júri, Karina se destaca por ser “empática, leve e esperta”, além de conseguir transmitir uma corporeidade que “é o próprio filme”. A atuação da personagem estabelece uma forte conexão com o público, “atravessando em um sentido de moralidade contraposto à humanidade”. O júri elogiou ainda a “forma muito autêntica de mostrar sua vida em frente à câmera”, garantindo assim o reconhecimento como a melhor presença em cena.

 

Por fim, o júri oficial deu prêmio de Destaque à fotografia de Carropasajero (Colômbia). O filme foi celebrado pela “fotografia exuberante e poética”, que cria uma “dimensão espiritual” e aproxima o espectador da “escuta interior e do silêncio”. A composição visual, com um trabalho cuidadoso de luzes e sombras, foi apontada como essencial para transmitir a corporalidade dos personagens e criar uma “atmosfera nostálgica entre o silêncio e o vento”. Essas qualidades levaram o júri a conceder o prêmio de destaque ao filme.

 

Os premiados da mostra Território:

Melhor Longa-Metragem: Las Almas, de Laura Basombrío

Melhor Presença: Karina, do filme Mala Reputação

Destaque do Júri: fotografia de Carropasajero

Prêmio da Crítica (Abraccine): Las Almas, de Laura Basombrío

 

SERVIÇO 

18a CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

15º BRASIL CINEMUNDI

24 a 29 de setembro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA DE MINAS GERAIS

Patrocínio Máster: PETROBRAS

Patrocínio: CLARO, AYMORÉ, CAIXA, ANCINE, ITAÚ, CEMIG, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, CIRCUITO LIBERDADE/FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO/GOVERNO DE MINAS GERAIS 

 

 

Parceria e Cooperação Brasil CineMundi: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, GOETHE INSTITUT, BURNING (Colômbia), CONECTA (Chile), DOCSP (São Paulo), FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina), MAFF – FESTIVAL DE MÁLAGA (Espanha), NUEVAS MIRADAS (Cuba), PROJETO PARADISO (Brasil), RIDM - FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MONTREAL (Canadá), VENTANA SUR (Argentina), WORLD CINEMA FUND (Alemanha). 

 

Apoio: MINISTÉRIO DA CULTURA/SAV, DOT, INHOTIM, MISTIKA, NAYMOVIE, PARATI FILMS, O2 POS, THE END, SESI/FIEMG, CINE SANTA TEREZA, FESTIVAL INTERNACIONAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO ( CUBA)

 

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO 

BH NAS TELAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE/PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS

LEI PAULO GUSTAVO, MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

 

***

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

No Instagram: @universoproducao  

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod 

 No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Site oficial do evento: www.cinebh.com.br