Até 2030, o número de pessoas 60+ no Brasil irá se igualar ao número de jovens e, até 2050, será o dobro. As demandas desse segmento da população são intensas, assim como a necessidade de maior representatividade no cenário das políticas públicas e também frente ao mercado, com soluções em tecnologia, serviços e produtos que atendam a esses consumidores longevos. É com essa visão que começou, em São Paulo, a sexta edição do Fórum São Paulo da Longevidade e da Longevidade Expo, principais eventos para negócios e conhecimento envolvendo a comunidade longeva.
Na abertura, o presidente do evento, Walter Feldman, referiu-se aos presentes — organizadores, palestrantes, expositores, empresas privadas, representantes da academia e do poder público — como “agitadores sociais” com a missão de debater os avanços sociais necessários para garantir a dignidade do público longevo. “Este, que já é um evento internacional, começa hoje (29/09) com a expectativa de receber 15 mil pessoas, sem contar a estrutura virtual que aumenta ainda mais o alcance de todas as informações que serão geradas em três dias de evento”, afirmou Feldman.
O Fórum São Paulo da Longevidade e a Longevidade Expo seguem até o dia 1º de outubro, coincidindo com o Dia Internacional da Pessoa Idosa e o Dia Nacional do Idoso. Feldman completou: “Saúde, economia, empreendedorismo e políticas públicas serão apenas alguns dos temas em debate, buscando cada vez mais a compreensão dessa mudança estrutural da sociedade moderna.”
Francisco Santos e Waleska Santos, idealizadores dos eventos, lembraram que no Brasil já são mais de 58 milhões de pessoas 50+ que cada vez mais participam da economia e da cultura, que são empreendedores, que empregam e que precisam ser entendidos como importantes consumidores de produtos e serviços.
“Em três dias de evento, culminando no dia 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Nacional do Idoso, reuniremos os principais players desse setor para apresentarem produtos, serviços e discussões importantes aos visitantes”, contou o idealizador dos eventos e CEO do Grupo Couromoda, Francisco Santos.
Envelhecimento ativo é uma prioridade
Compondo a mesa de abertura, o vereador, médico e ambientalista Gilberto Natalini, que participa do evento desde a primeira edição, afirmou que a importância de eventos como este está em reunir debatedores sobre as variáveis do envelhecimento para uma melhor compreensão do momento em que a sociedade se encontra. Natalini é o idealizador do Congresso do Envelhecimento Ativo, que está em sua oitava edição e é realizado durante a Longevidade Expo. “É fundamental a participação de atores como o poder público, o religioso, a saúde, a cultura, a iniciativa privada, o técnico e o científico para atuar sobre as necessidades dos longevos das mais variadas camadas sociais”, disse Natalini.
Médico epidemiologista especializado no estudo do envelhecimento e uma das principais referências no assunto, Alexandre Kalache disse que o evento é um momento de celebração e de orgulho. “O envelhecimento ativo é uma prioridade para que possamos exercer o protagonismo na sociedade com qualidade de vida. É hora de sairmos do armário e subirmos na mesa para sermos ouvidos!”, afirmou.
Silvia Grecco, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, também participou da abertura, lembrando que a perspectiva de vida da pessoa com deficiência aumentou. “Esse é um importante recorte social que precisa ser atendido pelo poder público e também pela iniciativa privada. Dessa maneira, é um orgulho representar o setor nesse importante evento”, afirmou Silvia.
À frente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Soninha Francine comentou sobre a importância desse tipo de iniciativa para o que chamou de “orgulho gray” (orgulho grisalho). “Atendemos os grupos sociais com maior vulnerabilidade, e a longevidade é transversal a todos esses grupos, o que demanda discussões constantes voltadas a esse atendimento. O Fórum São Paulo da Longevidade e a Longevidade Expo são uma oportunidade ímpar de elevar esse tipo de debate”, afirmou Soninha.
Cuidados aos cuidadores
Outro congresso realizado no primeiro dia do Fórum São Paulo da Longevidade e Longevidade Expo foi o 3º Conacare – Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidado e Longevidade, dedicado a discutir a realidade dos cuidadores, quem é esse profissional e a regulamentação da atividade.
Além do Conacare, o Fórum São Paulo da Longevidade tem outros seis congressos e seminários convidados, com mais de 250 palestrantes, que abordam temáticas como Educação e Conhecimento; Consumo, Utilidades e Soluções para o Lar; Carreiras, Trabalho e Qualificação; Arte, Cultura e Entretenimento; Finanças, Seguro e Previdência; e Gastronomia, Alimentos e Bebidas.
Na área de exposição, cerca de 150 marcas expositoras estão presentes, trazendo inovação, insights de ponta e networking de classe mundial para fomentar a discussão em torno de uma das temáticas mais importantes da atualidade: a longevidade.
Para se ter dimensão deste mercado: o Brasil tem mais de 57 milhões de brasileiros com mais de 50 anos, sendo 37,5 milhões com mais de 60 anos. Trata-se de um contingente de consumidores ávidos por soluções em produtos, equipamentos e serviços que atendam às suas necessidades para viver melhor.
Em cinco edições, mais de 2 milhões de pessoas foram impactadas, 800 palestras e painéis foram realizados, com mais de 400 palestrantes e 200 empresas expositoras participando deste que é o principal encontro do universo longevo sul-americano.
“Além disso, os eventos tiveram a função de catalisar essa temática, que hoje é debatida em todo o mundo. Fomos vanguardistas em dar luz às questões dos longevos na sociedade e no mercado no país, e hoje é possível testemunhar como a longevidade ganhou mais espaço na agenda pública e também no mercado, que passou a perceber os 50+ como consumidores atentos. Estamos muito orgulhosos de ter conquistado a atenção do mercado sul-americano para a temática da longevidade”, diz o presidente do Fórum São Paulo da Longevidade e da Longevidade Expo, Walter Feldman. Em 2024, a expectativa é receber um público visitante de 15 mil pessoas.
Atrações Todos os Dias
- Vacinação gratuita – No Lounge da Cidade de São Paulo, acontece uma ação gratuita para a vacinação de pessoas 60+, atendimento oftalmológico e o teste Time Up and Go, que avalia a mobilidade funcional de pessoas longevas, também estarão disponíveis durante o evento.
- Shows musicais – Todos os dias, o evento é encerrado com um grande show. No domingo, foi a vez de Neguinho da Beija-Flor e convidados; segunda, 30/09, é a vez do Barão Vermelho; e no dia 1º de outubro, a Banda Rod Hanna encerra o evento. Nesse dia, também acontece o Programa Vem Dançar, com aulas de forró, samba-rock e muito mais.
- Adoção de PETs idosos e Cinoterapia – Terapia Assistida por Cães – Um dos destaques do evento será a apresentação do projeto Cinoterapia, realizado pelo Canil da Guarda Civil Metropolitana em parceria com o Hospital do Servidor Público Municipal. O público terá a oportunidade de conhecer os "cães terapeutas", que atuam nas áreas de geriatria e oncologia. Além disso, acontece uma campanha para a adoção de cães e gatos idosos.
- Ginástica Laboral e Programação de Bem-Estar – Um espaço especialmente dedicado ao público 60+ promoverá atividades físicas, como ginástica laboral, e palestras conduzidas pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. As atividades incluem exercícios, técnicas de respiração e rodas de conversa.
- Walking Football/Arena com quadra – Modalidade de futebol voltada para a longevidade, na qual se joga caminhando e não correndo, permitindo uma prática inclusiva para todas as pessoas, além de melhorar os índices de saúde e bem-estar para uma longevidade ativa.
- Oficinas de arte, música e tecnologia – O Espaço 60+ trará uma série de atividades culturais, recreativas e artísticas. Oficinas de arte, música e tecnologia serão ministradas por especialistas, promovendo a inclusão digital e incentivando novas formas de interação social.
- Experiências Interativas e Espaços de Vivência – Os participantes poderão vivenciar experiências interativas em diversos espaços temáticos. Um dos destaques é a Arena de Atividade Física, onde serão realizadas demonstrações de modalidades esportivas para todas as idades. Outro espaço que promete atrair muitos visitantes é a Cozinha Show, com aulas de gastronomia saudável e degustações de pratos especialmente elaborados para promover longevidade e bem-estar.
- Contrata SP 50+ – Este programa, voltado à empregabilidade do público 50+, contará com oficinas práticas e a participação de empresas para facilitar a reinserção no mercado de trabalho.
- Embaixadores pelo Clima – O movimento da Secretaria Executiva Municipal de Mudanças Climáticas incentivará ações sustentáveis como plantio de árvores, compostagem e reciclagem. Os visitantes poderão participar de demonstrações de práticas como o "Adote uma Praça" e o "Jardim de Chuva".
- Oficinas Terapêuticas e Palestras sobre Envelhecimento – Uma série de palestras e oficinas abordará temas como prevenção de quedas, sexualidade na terceira idade, segurança alimentar e técnicas de autocuidado, como auriculoterapia e dança sênior.
- USP 60+ – A universidade organiza uma série de atrações, como apresentação de teatro EACH USP, dança circular, ginástica com Lian Gong, meditação e ioga, sarau literário USP 60+, Coral USP EACH, além de debates sobre imagem e envelhecimento, a obsessão pela juventude e envelhecimento saudável, pele e envelhecimento, empreendedorismo e trabalho, seniortechs e seu papel no envelhecimento saudável; inclusão e letramento digital, aprendizado continuado, intergeracionalidade e a importância de se preparar financeiramente.
- SESC-SP – A instituição trará uma programação rica e diversificada, que une arte, bem-estar e reflexões profundas sobre a longevidade. Com atividades interativas e envolventes, o público poderá vivenciar momentos únicos de troca, autocuidado e aprendizado com grandes nomes da cultura e da filosofia.
- Venda de Produtos Agroecológicos – Agricultores apoiados pelo Programa Sampa+Rural irão expor e comercializar produtos agroecológicos, além de promover oficinas sobre o plantio de ervas aromáticas e medicinais.
A 6ª edição do Fórum São Paulo da Longevidade e Longevidade Expo tem entrada gratuita.