14/02/2024 às 14:56:19 | Por: Markable Comunicação
Limone Sciciliano (Divulgação)
Na estação mais quente do ano, o que não faltam são opções saborosas para se refrescar. Considerados “primos” devido a alguns aspectos em comum, o gelato e o sorvete na verdade nasceram em diferentes origens e possuem características divergentes na composição. Confira:
Sorvete
Na China, a invenção do sorvete data de aproximadamente 2000 anos antes de Cristo, quando a população começou a preparar uma mistura de pasta de arroz e neve, descobrindo um produto semelhante ao que chamamos de raspadinha. No século XIX, com a Revolução Industrial, popularização da eletricidade e, anos depois, das geladeiras, foi possível ampliar em larga escala a produção e armazenamento do sorvete, que chegou ao mundo todo.
Para prolongar a vida útil, ganhou o acréscimo de gordura vegetal hidrogenada (10% a 18% da composição), conservantes, corantes e aromatizantes artificiais, além de incorporação de ar e mais açúcar.
Gelato
Já onde hoje fica a Itália, nobres enviavam serviçais às montanhas, para que transportassem grandes pedras de gelo em pleno verão. Triturados junto a frutas frescas da estação, os blocos deram origem ao gelato. Feito até hoje respeitando as tradições artesanais, o gelato segue sua receita à base de água ou leite.
Possui menor percentual de gordura (de 4% a 6%), menor quantidade de açúcar e conservantes artificiais. Também não conta com incorporação de ar, o que o torna mais cremoso, denso e resistente a temperaturas maiores, possibilitando degustação com mais sabor e adiando o derretimento.
Conheça gelatos da Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará:
Pistacchio
Obra-prima feita com ingredientes nobres, o Pistacchio é um sabor marcante pela cor, aroma e mistura de texturas, que garantem lugar na memória dos apaixonados por gelato.
Frutto della Passione
Concentrando o sabor cítrico do maracujá, o gelato é leve e refrescante sem adição de açúcar ou leite: a pedida ideal para dietas diet e veganas. Na mistura, entram também as sementes da fruta para adicionar crocância.
Cioccolato Fondente 70%
Caprichado na intensidade do 70% cacau, o gelato de chocolate amargo é perfeito para os paladares mais exigentes e garante o sabor sem adição de leite.
Limone Sciciliano
Para manter a tradição da Sicília, região da Itália original deste produto, a casca do limão também é utilizada na preparação do gelato, para acrescentar personalidade e sabor único. Também não leva leite, tornando-se opção para veganos e intolerantes a lactose.
Sobre a Cuor di Crema
Rede fundada em 2012 que respeita as tradições e os processos de produção das legítimas gelaterias italianas que garantem produtos 100% naturais, sem adição de gordura, aromatizantes e conservantes. O gelato Cuor di Crema tem uma lista extensa de sabores autênticos, são mais de 90 receitas que proporcionam uma experiência única por seu preparo com matérias-primas nacionais e importadas, além do uso exclusivo de frutas in natura. No cardápio, estão também variadas opções de cafés, sobremesas e salgados. Para os interessados em empreender na marca, são dois modelos de negócios: quiosque e loja. Saiba mais aqui.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.