quinta, 19 de setembro de 2024

Dicas

CASACOR Ribeirão Preto: projetos preservam características da casa original, considerada um

Referência modernista, imóvel foi assinado pelos arquitetos João Barreto e Francisco Segnini na década

18/09/2024 às 15:21:44 | Por: Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação

CASACOR Ribeirão Preto: projetos preservam características da casa original, considerada um

A 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontece até o dia 20 de outubro, com o tema “De presente, o agora”. (Carolina Mossin)

Reconhecida como uma das mais importantes vitrines do setor de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, este ano a CASACOR Ribeirão está sediada, até o dia 20 de outubro, em um verdadeiro ícone arquitetônico da cidade.




“Encontrar o imóvel ideal para receber a mostra é sempre um desafio. Buscamos um projeto com história, significado e com uma estrutura interessante, permitindo, assim, que os integrantes do nosso elenco tenham o cenário perfeito para demonstrar seus talentos. Temos sido bem sucedidos em superar as expectativas. A casa, em si, tem que ter potencial para ser uma atração à parte”, ressalta Maurício Siqueira, diretor da CASACOR na cidade.



Localizado na Avenida Costábile Romano, 931, no nobre bairro Ribeirânia, o imóvel escolhido este ano é de 1974. Com projeto dos arquitetos João Barreto e Francisco Segnini, o imponente bloco de concreto suspenso em seis pilares – com 2.500 m² de área total e 1.200 m² de área construída – faz uma referência à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Paulo, de Vilanova Artigas.



“Tínhamos a confiança dos proprietários, que já eram nossos clientes, e nos deram liberdade para propor novas soluções. Naquela época, fomos ousados em projetar uma casa dentro dos parâmetros da arquitetura moderna paulista. Hoje, fico feliz em ver os mesmos espaços projetados para uma família serem revisitados por uma outra função. A escolha da CASACOR Ribeirão Preto foi uma grata surpresa, principalmente porque o evento reutiliza espaços construídos, reorganizando-os e não destruindo. É muito bom perceber que a obra foi respeitada”, destacou Segnini.



Detalhes nos ambientes

Responsáveis pelo “Living Entrelaços”, Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, do escritório Manarelli Guimarães, preservaram várias das características originais da casa. “Quando visitamos o imóvel pela primeira vez, ficamos impressionados. É uma obra que retrata bem a década de 70, com traços modernistas e muita personalidade. Decidimos manter essa proposta na nossa composição. Trabalhamos o piso de mármore, para que ficasse com um aspecto bem rústico, valorizando sua beleza natural. Interpretamos as esquadrias em concreto como estantes, substituindo a cor de cimento por tons mais quentes, para que, associadas à iluminação, proporcionassem maior aconchego. Fizemos o mesmo com os pilares e com a escada, que, com a azulejaria que desenhamos, tornou-se uma bela escultura no centro do ambiente”, descrevem os profissionais.



A suíte “Ser Singular Rara e Autoconexão Essencial”, assinada por Laiane Matta e Leticia Barbosa, é outro local onde o público consegue identificar elementos do projeto original. “Conservamos o piso em madeira, fazendo apenas um trabalho de recuperação. É um item que resgata a memória afetiva da casa, de quando ela foi construída”, explica Letícia. As formas curvilíneas do ambiente também ficaram intactas. “O projeto enaltece a mulher contemporânea e, dentro desse contexto, o conceito orgânico faz todo o sentido, representando as fases da vida e a capacidade que a mulher tem de se moldar a cada uma delas”, acrescenta Laiane.

SOBRE A CASACOR 2024

A 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontece até o dia 20 de outubro, com o tema “De presente, o agora”.

A venda de ingressos está disponível no site: www.casacor.com.br ou na bilheteria na mostra.

O projeto “Living Entrelaços” preservou o piso, a escada e as esquadrias originais da casa

Carolina Mossin

Outro espaço que conservou detalhes do imóvel é a suíte “Ser Singular Rara e Autoconexão Essencial”

Carolina Mossin