21/06/2023 às 09:13:04 | Por: News Link
Laís Feres - oncologista clínica (Divulgação)
Práticas de atividade física regulares e hábitos de vida saudável estão relacionados tanto com a prevenção de alguns tipos de câncer quanto com a diminuição da recorrência em pacientes que já foram tratados. Pacientes com câncer muitas vezes experimentam sensações e sentimentos desagradáveis e incômodos, pela própria doença ou pelos efeitos do tratamento, com aumento de ansiedade, angústia e sintomas depressivos. Neste sentido, a busca pelo bem-estar físico e emocional é fundamental para melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento.
Levando a essa necessidade de unir corpo e mente surge o yoga ou ioga. A palavra significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente por meio de disciplinas tradicionais de quem a pratica. De fato, o yoga tem sido cada vez mais praticado por pacientes com câncer como terapia para redução de estresse, controle de humor, melhora dos sintomas e da qualidade de vida.
Em 2011, um dos maiores centros de Oncologia do mundo, o MD Anderson Cancer Center, realizou um estudo com portadoras de câncer de mama, mostrando que a prática do Yoga, além de reduzir os níveis de cortisol (hormônios do estresse), promoveu a melhora no funcionamento do organismo das mulheres como um todo. Aumentou a capacidade de executar as tarefas do dia a dia, reduziu o cansaço e fez com que elas lidassem com a doença com menos sofrimento. Ainda, segundo o estudo, a prática do Yoga estimulou a produção de um neurotransmissor conhecido como GABA, que está ligado à depressão e outros transtornos de ansiedade, quando em baixos níveis.
Além de contribuir para a redução da secreção de cortisol, a prática do yoga também foi associada à redução na secreção de citocinas pró-inflamatórias e à melhora no funcionamento do sistema imune, evitando a famosa insônia.
A filosofia do yoga envolve outros aspectos além dos exercícios de postura e respiração, incluindo mudanças relacionadas à alimentação, à prática de atividade física, à abstenção de hábitos maléficos à saúde (como tabagismo), e relacionamentos interpessoais. Intervenções mais amplas em termos de estilo de vida parecem ser mais eficazes quando associadas ao tratamento tradicional do câncer, e tem maior potencial de benefícios a longo prazo.
Em dezembro de 2014, a ONU declarou o dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga, como intenção de levar a mais pessoas o conhecimento sobre uma ferramenta simples e acessível, capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo. Visto isso, é possível ter qualidade de vida e câncer ao mesmo tempo e o yoga pode ser uma saudável, bem-vinda e importante aliada nesse processo.
*Laís Feres é oncologista clínica formada em Medicina e com residência em Oncologia Clínica pela Unicamp. Pós-graduada em nutrologia pela ABRAN, mestranda em Oncologia Clínica na FCM- UNICAMP. É membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO).
Sobre o Grupo SOnHe
O Grupo SOnHe - Oncologia e Hematologia é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar em importantes centros de tratamento de câncer em Campinas, como o Hospital Santa Tereza, Hospital Madre Theodora, Hospital Puc-Campinas, Radium Instituto de Oncologia e Madre Theodora, além do UNACON, em Americana. O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por 14 especialistas sendo três deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do Grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, Higor Mantovani, Débora Curi, Isabela Pinheiro, Amanda Negrini e pelas hematologistas Lorena Bedotti e Jamille Cunha. Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.